Universidade testa cimento ecológico de beterraba e cenoura

por Susana Lucas
0 comentário

A Universidade de Lancaster encontra-se a desenvolver um projeto denominada “B-SMART” onde se pretende utilizar fibras de raízes com betão de forma a este ter propriedades mais resistentes e ecológicas em simultâneo. As atuais soluções passam por fibras metálicas ou de plástico, por isso um produto natural para o aumento da resistência.

Esta nova composição ainda potencia a diminuição da utilização do cimento na composição do betão, como com características mecânicas muito melhoradas, dado a adição de raízes aumenta a quantidade de hidrato de silicato na constituição do betão – responsável pela sua dureza.

Temos que ter a noção que a utilização de materiais que são alimentos pode não ser consensual. Contudo se for utilizada a parte residual ou desperdício ai pode vir a ser uma forma de potencial a utilização completa dos produtos.

Com toda a certeza que a indústria do cimento estará a tentar criar forma mais ecológicas do mesmo… nunca se sabe se voltamos a ter a construção em terra a voltar a ser a mais comum.

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais