Nos meus Domingos, tenho por costume matinal dar o meu passeio de bicicleta o que me leva a passar por diversas casas habitadas. Mas a curiosidade que gostaria de referir é de passando por uma rua de uma aldeia apenas vejo uma casa com as janelas e porta abertas de manhã.
Passo sempre por lá, todos os dias, tendo verificado que ao Domingo, pelo menos nesse dia, é dia de arejar. Talvez porque nos outros dias os habitantes saiam de casa logo cedo e chegam tarde, mas não existe Domingo, pelo menos os sem chuva, que a casa não esteja arejar.
No meu caso tenho o hábito de arejar a casa todos os dias, pelo menos a zona dos quartos e casas de banho, o que faz logo ventilação cruzada. Aliás se não arejar parece que os quartos estão com o “cheiro da noite”, de terem estado fechados com pessoas a respirar, o qual não gosto. Um dos cheiros que gosto é do ar renovado e até com algum sol (para mim tem um cheiro diferente) nos quartos.
A ventilação natural é um dos primeiros aspetos que temos que ter em atenção nos edifícios, porque a sua ausência pode levar a diversas anomalias além da deficiente qualidade do ar interior.
Mas não é de todo estranho se verem casas em que nunca abrem as janelas e por vezes nem os estores. Como serão essas casas? Terão sistemas artificiais de renovação de ar? Já apresentam patologias devido à falta de ventilação?
Por isso vamos ventilar, vamos renovar o ar, vamos ter “cheiro a sol” nos nossos quartos? E a boa gente, como têm ventilado?