Ventilar as Casas de Inverno… SIMMMMM

por Susana Lucas
0 comentário

Por estes dias faz frio e muito… já estávamos esquecidos que é por esta altura. Mas ainda bem que veio, pois é preciso, os ciclos naturais precisam do frio.

Mas gostava de vos falar mesmo, é sobre a necessidade de Ventilação que é fundamental nas nossas casas, em especial nesta altura.

Porquê?

Porque passamos mais tempo em casa e acumula-se assim mais dióxido de carbono no seu interior, além de humidade que também é consequência da nossa respiração.

Porque se tivermos sistemas de combustão, em especial lareira, também existe queima do oxigénio que está disponível no ar.

Porque temos um vírus a passear por aí, que como toda a bicheza pequena, gosta de ambientes estagnados, sem mudanças de temperatura, aliás esta foi desde logo a primeira recomendação da DGS.

Como fazer?

O ideal será sempre fazer ventilação cruzada, entre janelas de fachadas contrárias, de forma a existir um arrastamento de toda a massa de ar do interior. Depois dado as temperaturas exteriores que temos, aconselho que façam a meio do dia (contrariamente ao que devemos fazer de verão) de forma a tentar minimizar a perda de calor. E sempre com as janelas bem abertas para o Sol entrar porque esse além de poder aquecer qualquer coisa, pode igualmente aniquilar bicharada que ande por aí (alguns bichos não gostam dos raios UV do Sol). Por fim o tempo. Usualmente digo, quanto mais melhor, mas tende em conta que não queremos perder muito calor, aconselho pelo menos 10 minutos.

Há já agora, quando começam a aquecer a casa, por exemplo ao final do dia, recomendo também que fechem as janelas, portadas e/ou estores, para não estarmos a passar o nosso precioso calor para fora. Combinado?

Espero que seja útil!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais