Voluntourist

por Cristina
0 comentário

As ilhas Faroé selecionam 100 turistas para, durante 2 dias, trabalharem com habitantes locais na limpeza e conservação do seu meio ambiente, ajudarem a construir caminhos pedonais que evitam a “invasão descontrolada” da natureza protegida e preservar achados arqueológicos. Como contrapartida recebem alojamento, alimentação e transporte.

Estas ilhas isoladas no oceano Atlântico, parte do Reino da Dinamarca, com governo próprio têm paisagens de cortar a respiração.

A indústria piscatória é a sua principal atividade, mas o crescimento do turismo tem deixado um impacto negativo no meio ambiente.

Na primavera de 2019 o governo local foi obrigado a cortar o acesso dos turistas aos locais que estavam a ser mais afetados, implementado assim o “voluntourist”. Este programa piloto tem sido bombardeado com candidaturas, tendo já atingido números record para o próximo ano. 

O turismo contribui com 10% para a atividade económica global, cria emprego e proporciona o crescimento económico. No entanto, o excesso de turismo provoca falhas e quebras nas infraestruturas locais e tem um impacto negativo nos ecossistemas mais frágeis.

 Esta é uma excelente medida para promover o turismo sustentável!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais