Podendo parecer que estou a “puxar a brasa há minha sardinha” hoje gostava de realçar a importância do projeto das instalações técnicas prediais, em especial de abastecimento e drenagem.
Usualmente é considerado uma área de projeto simples e intuitiva, contudo pode condicionar o funcionamento de todo o edifício. Vejamos:
- Se não for dimensionado corretamente pode existir muitos ruídos indesejáveis, tanto no abastecimento como na drenagem.
- Se os materiais não forem escolhidos de acordo com a qualidade da água, para abastecimento, como a cumprir normas, em especial para a drenagem, podem ter processos de degradação acelerados.
- Podem provocar igualmente efeitos na própria estrutura, tanto na dilatação da tubagem de água quente, como no atravessamento de estruturas de forma incorreta, por exemplo com ligação à mesma.
- A manutenção das instalações técnicas prediais é igualmente muito relevante para garantir o correto funcionamento de todo o sistema, nomeadamente na drenagem, com especial foco nas águas pluviais, que os entupimentos podem ocorrer e condicionar o funcionamento de todo o sistema, até existirem sobrecargas não previstas.
Assim sendo uma especialidade simples de cálculo é relevante que a memória descritiva e justificativa, bem como as cláusulas técnicas especiais sejam tidas em conta tanto na construção como na manutenção das mesmas.
Fica o desafio!