Há bons exemplos vindos do outro lado do nosso planeta. Hoje trago-vos mais um da China.
Foi lançado um desafio a estudantes chineses para que fossem viver com agricultores durante uma temporada. Esta experiência teve resultados muito mais positivos do que os esperados, as culturas tiverem um crescimento anormal.
A base experimental era a inversão dos papéis de um “estágio normal”, onde os estudantes davam recomendações aos agricultores sobre aquilo que deviam ou não fazer, tendo em conta o que tinham aprendido nos últimos anos da faculdade. Analisavam os solos e o clima e, por exemplo, aconselhavam que tipo de semente deviam ou não usar em determinada altura, como combater determinada praga ou como utilizar os fertilizantes.
Naturalmente os agricultores estavam bastante céticos em relação a estas ideias trazidas pelos mais novos, por vezes contrariando os anos da sua própria experiência. Mas os resultados e benefícios foram aparecendo, aumentando algumas produções em mais de 20%
Um desafio aos estagiários e a quem os acolhe, mas com benefícios reais para ambas as partes: aumento da produção e ganhos (com muita satisfação à mistura) para quem aplica os conhecimentos científicos na vida real.
————————————————–/———————————————-
Como tão bons exemplos de Sustentabilidade na China acho que lá tenho que ir com a Cristina!