A Análise do Ciclo de Vida (ACV) é um processo ou ferramenta de avaliação de materiais ou produtos que pode e deve ser aplicada à Edificação.
Primeiro temos que sistematizar as Etapas do Ciclo de Vida do Edifício. Em cada etapa identificar os processos com potenciais impactes ambientais.
Assim “olhando” para o edifício temos inicialmente os Produtos necessários. Para tal necessitamos de fornecimento de matérias-primas, transporte e fabricação.
Em termos de Processos de Construção, temos igualmente transporte, processos de construção e instalação.
Após a construção temos a Utilização. Ai além da utilização propriamente dita, temos a manutenção, reparação, substituição, reabilitação, consumo de energia operacional e consumo de água operacional.
Por fim temos um Fim de Vida da Edificação, ou seja, a desconstrução-demolição, transporte, tratamento de resíduos e depósito a destino final.
Se conseguirmos sistematizar toda a informação é possível verificar o impacte ambiental total do edifício, podemos otimizar e podemos tornar mais eficiente. Existem diversos projetos que tem estudado e criado ferramentas para esta análise que não é fácil, mas é desafiante para a indústria da construção!
Podemos começar a ter “novas” formas de optar por processos construtivos ambientalmente mais corretos, financeiramente mais aliciantes (numa perspetiva ACV) e socialmente mais cativantes, ou seja, mais Sustentáveis no seu todo, certo?
