Arquitetura Vernacular para uma mudança no Planeta

por Susana Lucas
0 comentário

Na sequência da pesquisa para o artigo de ontem cheguei a um livro igualmente muito interessante de edição da Sandra Piesik, “Habitat: Vernacular Architecture for a Changing Planet.”

Como resumo temos:

As alterações climáticas são o maior desafio que o nosso planeta enfrenta. Nunca houve um momento mais importante para entender como fazer o melhor uso dos recursos naturais locais e produzir edifícios que não dependem da remoção do meio ambiente ou do transporte de materiais em todo o mundo.

O ponto culminante de anos de pesquisa especializada, esta publicação única reúne uma equipe internacional de mais de cem especialistas líderes em uma variedade de disciplinas para examinar o que as tradições da arquitetura vernácula e seus artesãos regionais em todo o mundo podem ensine-nos sobre a criação de um futuro mais sustentável. Organizado pelas cinco principais zonas climáticas, que abrange os países polares, temperados, tropicais, desérticos e continentais, e mais de 80 países em todo o mundo, revela como as pessoas e as culturas se adaptaram ao meio ambiente para aproveitar ao máximo os materiais indígenas e as técnicas de construção; enfatiza a importância de preservar o artesanato em extinção e o conhecimento local antes que seja tarde demais.

Incluindo ensaios contextuais sobre questões que vão desde climatologia, antropologia e economia; seção de referência detalhada; Mapas e infogramas especialmente encomendados; e uma riqueza de ilustrações, esta publicação histórica é uma celebração da resiliência e da ingenuidade da humanidade num mundo em rápida mudança e um documento de recursos inestimável para a geração futura que moldará nosso ambiente construído.

Fico deveras satisfeita e motivada com este tipo de documentação, onde podemos verificar que temos que mudar, voltando atrás. Não é vergonha nenhuma termos que dar um passo atrás para conseguirmos ter um futuro para os nossos filhos, não acham?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais