Avanços da energia renovável em 2021

by Cristina
903 visualizações
A+A-
Reset

Com o ano de 2021 a chegar ao fim, está na altura de fazer alguns balanços.

Assim, hoje trago-vos os principais progressos da energia renovável em 2021:

  • A energia solar bateu records – de acordo com a Agência Internacional de Energia, a produção de energia solar aumentou 21% apenas este ano. Das novas centrais de produção de energia, mais de 50% da capacidade instalada em 2021 foi solar, tendo a Índia a maior contribuição.
  • Primeiras centrais de produção de hidrogénio verde em operação – o hidrogénio verde é obtido através de eletrolisadores que utilizam energia renovável. Se a totalidade dos projetos para produção de hidrogénio verde se concretizasse, teria um impacto enorme nas centrais eólicas e fotovoltaicas sendo necessários mais 475GW de potência instalada (1/3 do que existe hoje).
  • Ficou provado que as energias renováveis têm um papel fundamental na recuperação da economia global – contudo, apenas 11% do orçamento da maioria dos países está destinado para as energias renováveis. Com os incentivos e políticas corretas seria possível canalizar milhões de euros de fundos privados para projetos renováveis.
  • A Ásia lidera a revolução do biofuel – estima-se que em 2026 a procura global por biofuel seja o dobro da que era em 2019 e a Ásia irá contribuir em 30% para este crescimento.
  • Os objetivos traçados na COP26 e por decisores políticos elevaram as renováveis para novos patamares – prevê-se que em 2026 a produção renovável a nível mundial atinja os 4800GW de potência instalada, o que equivale ao total da energia fóssil e nuclear juntas ao dia de hoje.

 

O que querem acrescentar a esta lista?

 

 

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!