Baobab – o novo superalimento

por Cristina
0 comentário

Com as temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana, estamos oficialmente no verão! O verão traz praia, menos roupa vestida e mais preocupação com a aparência física e com os alimentos que ingerimos.

Por isso hoje falo-vos de um fruto africano que pode tornar-se no próximo superalimento: o baobab, também conhecido como a Árvore da Vida.

Esta árvore armazena água no tronco durante o período das chuvas e produz um fruto, ligeiramente picante e muito nutritivo na época seca. Este fruto está cheio de vitaminas, fibra e antioxidantes, fortalecendo o sistema imunitário e o sistema digestivo.

Com todos estes benefícios, o baobab continua a ser pouco conhecido fora do continente africano, acabando a maioria dos frutos a apodrecerem no chão.

Um grupo de locais, na região de Sahel, está agora a tentar inverter esta tendência, tornando o baobab um superalimento reconhecido internacionalmente. As comunidades tiram proveito do cultivo do fruto, tornando-se uma fonte de rendimento principalmente na época seca, quando a maioria das mulheres não tem qualquer outra forma de sustento na região.

As mulheres no Gana e no Burkina Faso colhem o baobab e transformam-no em pó, sendo depois exportado para todo o mundo.

Este movimento já plantou 15.000 novas árvores de baobab, permitindo mais de 4.000 novos postos de trabalho.

Para além do impacto direto como fonte de rendimento na comunidade, o cultivo destas árvores na região ajuda a combater a desflorestação e a degradação dos solos.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais