CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA NUM PROJETO DE I&D

por Susana Lucas
0 comentário

A caracterização do estado da arte científica-tecnológica num projeto de I&D enquadra-se na aferição do seu grau de inovação e consiste na sistematização do que tem sido efetuado na área tecnológica que o projeto endereça, identificando os seus fatores distintivos (ANI).

Deverão ser descritas as limitações identificadas até à data para resolução do problema, que projeto se propõe resolver e o que pode e deve ser investigado e desenvolvido.

A caracterização do estado da arte deverá revelar o conhecimento das tecnologias relevantes existentes no mercado e das suas eventuais limitações, que justifiquem os desenvolvimentos propostos.

Deverão ser identificadas as inovações e os avanços científicos e tecnológicos que projeto se propõe alcançar face ao estado da arte.

Apresentam-se em seguidas 2 exemplos de avaliações da caracterização do estado da arte.

Projeto com uma boa caracterização do estado da arte – Projeto S1

No projeto S1 existe uma descrição com algum detalhe do estado da arte, estando devidamente fundamentado o pretendido.

 

Projeto com insuficiente caracterização do estado da arte – Projeto N1

No projeto N1 a descrição do estado da arte relativa à problemática que se pretende analisar e em particular da situação portuguesa foi descrita com algum detalhe e os co-promotores mostraram conhecer esta temática. Contudo, a descrição das soluções existentes atualmente para remediação dos problemas que se pretende resolver é relativamente superficial, não sendo claras as vantagens e desvantagem de cada uma. E de como a solução proposta se distingue das anteriores. Existe uma descrição pouco exaustiva do que se pretende desenvolver em especial das diferenças das soluções existentes.

João & Susana

Referências

ANI. (s.d.). Ficha de Avaliação de Projeto.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais