Ontem fui à apresentação do Instrumento Financeiro IFRRU2020.
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional.
Para potenciar mais o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.
Num único pedido de financiamento, apoiam, em condições mais favoráveis, o investimento na reabilitação urbana e na eficiência energética do imóvel a reabilitar, sem restrições na natureza da entidade que solicita o financiamento ou no uso a dar ao imóvel a reabilitar.
Do que ouvi gostava de realçar os seguintes aspetos:
– O promotor pode ser de qualquer espécie, individual, empresa, câmara municipal;
– As candidaturas efetuam-se nas instituições bancárias;
– Antes da candidatura tem que se ter um parecer na Câmara Municipal e o Certificado Energético;
– É para edifícios e zonas industriais abandonadas que estejam inseridas em ARU (Área de Reabilitação Urbana) e se for para habitação tem que estar no PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana);
– Existem limites mínimos de financiamento consoante a instituição bancária;
– Pode estar incluída a aquisição do edifício;
– As taxas de juro neste momento são quase nulas.
Pareceu-me uma ótima oportunidade para se dinamizar as Áreas Urbanas, podendo qualquer um submeter um projeto. Vamos ter Cidades com Futuro?
Mais em https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/
Ou vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=pQ9rzPAO9y4&feature=youtu.be