Cidades Sustentáveis 2020 – Inteligência e Competitividade

por Susana Lucas
2 comentários

Na sequência do artigo de ontem na Engenharia e Construção, vou efetuar uma análise do primeiro eixo definido na resolução de Conselho de Ministros N.º 61/2015: Inteligência e Competitividade.

Para a Conectividade e internacionalização, foram assim desenvolvidos 3 indicadores na ferramenta que pode ser utilizada gratuitamente no site:

  • Avaliação da oferta de equipamentos e serviços no centro urbano e da complementaridade entre centro urbanos vizinhos.
  • Plano Estratégico de localização empresarial e industrial com base numa avaliação no âmbito logístico, conectividade internacional e de sinergias ou respetiva avaliação.
  • Plano Estratégico de cooperação territorial entre cidades (transnacional, transfronteiriça e inter‑regional) e respetivos relatórios de acompanhamento, com justificação das sinergias funcionais, partilha de processos e projetos ou respetivo relatório de acompanhamento.

Em relação ao Emprego e valorização empresarial e institucional, temos 2 indicadores:

  • Plano Estratégico de apoio à redução de custos (a nível da localização, otimização de infraestruturas, recursos, mobilidade, logística e processos de licenciamento) das empresas e instituições do território ou respetivo relatório de acompanhamento.
  • Plano Estratégico de localização em centros urbanos de empresas e instituições, com base em critérios qualificação funcional, social e ambiental, com especial enfase para a população jovem e qualificada ou respetivo relatório de acompanhamento.

Para a Inovação Urbana, foram definidos 4 indicadores:

  • Plano Estratégico para o empreendedorismo e inovação urbana ou respetivo relatório de acompanhamento.
  • Economia Azul – Plano Estratégico de ligação entre as comunidades e os territórios de mar ou rio ou respetivo relatório de acompanhamento.
  • Economia Verde – Plano Estratégico de desenvolvimento sustentável, incluindo promoção de negócios e produtos mais sustentáveis no seu território ou respetivo relatório de acompanhamento.
  • Plano Estratégico de promoção de soluções urbanas inovadoras ou respetivo relatório de acompanhamento.

Em termos de Identidade e atratividade, existem 2 indicadores:

  • Plano Estratégico de marketing territorial, tanto para a Europa como para o Mundo, com indicação dos fatores diferenciadores ou respetivo relatório de acompanhamento.
  • Programa de apoio do turismo sustentável e medidas de mitigação da sazonalidade ou respetivo relatório de acompanhamento.

Por fim relativamente a Tecnologias de informação e comunicação, foram definidos 2 indicadores:

  • Sistema de Gestão Integrada dos territórios e comunidade ou respetivo relatório de monitorização.
  • Soluções Eletrónicas orientadas para a melhor governação e desempenho das funções urbanas ou respetivo relatório de monitorização.

Toda esta sistematização por vezes pode não ser fácil, contudo será fundamental existir para a definição de objetivos e monitorização do que vai ser implementado.

Amanhã na Engenharia e Construção irei abordar o eixo Sustentabilidade & Eficiência.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Minh Safran 3 de Agosto, 2017 - 9:50

Greetings! Very helpful advice on this article! It is the little changes that make the biggest changes. Thanks a lot for sharing!

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:48

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment.

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais