Com esta volta ao ano letivo iniciam-se também os preparativos para os alunos que pretendem finalizar os mestrados com uma dissertação, projeto ou estágio.
Usualmente – digo assim porque já vi de várias formas – existe da parte dos docentes uma lista de temas, para os alunos manifestarem o interesse. Já vi com uma pequena descrição do tema, ou até já com um plano de trabalhos. Mas o que eu tento transmitir é que as propostas de temas nunca estão fechadas, e o mais importante será a ligação que vão ter com orientador.
Mas o plano de trabalhos, já existiram diversas abordagens, ou mesmo necessidade de ser aprovado pelo científico, o que considero pouco, digamos, ético, colegas estarem a avaliar uma proposta de trabalho que foi proposta por um especialista em determinada matéria, que por vezes em instituições mais pequenas pode ser mesmo apenas ele que sabe do assunto.
Fico sempre na dúvida que avaliação científica é efetuada e que mais valia tem.
O importante é que o tema tenha interesse para o aluno, que se possível seja relevante para o seu futuro profissional, ou mesmo que consiga potenciar novas perspetivas. Porque quando isso não acontece a probabilidade de desistir elevasse…