Construção versus Grafitis – Arte Urbana

por Susana Lucas
1 comentário

Por princípio nada tenho contra os grafitis ou arte urbana no geral. É uma forma de expressão e por vezes de nos obrigar a ver determinados edifícios de outra forma, podendo assim ter outra utilidade além de não ser utilizado para o seu fim original.

Outra parte dos grafitis parece-me ser mais uma expressão individual sem preocupação (não pondo em causa que possa ser propositadamente) de onde se está a desenvolver “arte” podendo mesmo estar a por eu causa o património.

Escolhi as 3 fotos para vos apresentar a minha interpretação das mesmas que passa por 3 realidades na execução. A primeira foi planeada, julgo mesmo que autorizada, podendo assim todos nós ter mais um objeto de arte na cidade de Lisboa. O segundo caso pode ser consequência de uma desocupação de espaço que levou à facilidade de efetuar grafitis. Para mim até pode ser considerado como um alerta. São espaços que devem voltar a ter uso, senão vão se degradando e não só… Por fim, a 3ª foto que tirei na parte da escadaria de acesso a uma Igreja, ai julgo que podemos considerar vandalismo, ou uma forma de identificação pessoal, porque arte não me parece que seja.

Esta arte urbana em si é uma realidade e ainda bem, parece que deve existir mais espaços para a sua ligação às cidades de forma a se potenciarem e não ser considerado mero vandalismo. Em Portugal já temos desde a altura da revolução de 25 de Abril os murais (foto de destaque) onde se pretendia alertar a sociedade para determinadas questões sociais. Por isso para nós não é novidade! Apenas potenciar o melhor desta arte urbana para a nossas cidades. Fica a reflexão.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

1 comentário

Avatar
Marco 24 de Julho, 2017 - 0:28

Uma coisa é o típico vandalismo, de pessoas que não têm o mínimo civismo no que toca à propriedade pública/alheia (pior ainda quando essa ###@### destrói propriedade pública/privada porque a educação está em falta). Outra coisa é a oportunidade de tornar algo em desuso/degradante e fazer ali qualquer coisa que de um ou outro modo torne a coisa mais apelativa … (ou não, depende dos gostos de cada um, pessoalmente concordo com o texto escrito). Se bem que há muita arte urbana que é feita de modo ilegal, também existe dela que é feita a pedido. Há pouco tempo estive numa cidade além fronteiras em que uns quantos edifícios propósitamente grafitados faziam parte de uma rota turística dessa cidade. Embora não tenha conseguido ver todos por falta de disponibilidade a variedade de edifícios agradou-me bastante.

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais