2020 está a terminar e sem dúvida este ano ficará marcado pelo Covid-19. No entanto, nem todas as crises de saúde a nível mundial se resumiram a esta doença.
Aqui ficam as mais importantes, para além do Covid-19:
– Virus Chikungunya em Chad onde foram detetados mais de 27.500 casos desta doença e uma morte. Esta doença é transmitida entre humanos através de picadas de mosquito (o mesmo que transmite o dengue). Os principais sintomas são a febre e inflamações nas articulações que causam incapacidade durante meses ou anos
– Febre amarela em Gabon e Togo com dois casos reportados. O número de casos pode parecer baixo, mas em ano de epidemia juntar a febre amarela e o Covid-19 seria o caos mundial.
– Mais de 1.300 casos de sarampo no México. Esta ainda é uma das principais causas de morte infantil a nível mundial.
– Foi declarado o fim de mais uma vaga do ébola na República Democrática do Congo a 25 de junho de 2020 que durou mais de 2 anos. Esta doença tem uma taxa de mortalidade muito alta.
– As cheias no Sudão foram mais uma das preocupações para a Organização Mundial de Saúde este ano. Com mais de meio milhão de pessoas afetadas, esta organização garantiu o fornecimento dos medicamentos e cuidados de saúde essenciais para evitar pestes e doenças contagiosas.