Curiosidades de ser docente do Ensino Superior, 1

by Susana Lucas
833 visualizações
A+A-
Reset

Em conversa com a Anita, estava a partilhar algumas histórias que me aconteceram nos meus atuais 14 anos de docência no ensino superior, tendo ela sugerido que contasse aqui, porque devemos partilhar, porque podemos todos ter passado ao vir a passar por questões semelhantes… assim considerei uma excelente sugestão bem como partilhamos o que acontece é sempre importante para crescemos em conjunto.

Não vou referir quem foi que partilhou esta história comigo, mas com toda a certeza se ler vai se identificar. Assim não quero melindrar ninguém para como para mim foi importante pode ser que ajude alguém.

A primeira história já se passou há mais de 10 anos, quando lecionava a unidade curricular de Redes Prediais. Eu já não me lembrava da história, mas foi o protagonista que me relembrou. Esta unidade curricular era avaliada por 5 projetos, abastecimento água fria, abastecimento de água quente, combate a incêndio, águas residuais e águas pluviais. Usualmente eram grupos de 4 ou 5 alunos e existia uma discussão final dos projetos, sendo que apenas na hora da discussão eu definia quem ia discutir determinada especialidade comigo, de forma a garantir que sabiam o mínimo sobre cada uma das especialidades. Ora bem, numa discussão com um aluno, pelos vistos, verifiquei que estava fraco e questionei? – Vai trabalhar nesta área? O aluno disse que Não, e lá o passei com a nota mínima. Ao fim desses anos, sendo ele atualmente presidente de uma câmara municipal, quando nos encontramos me contou a história, referiu que eu tinha toda a razão e que tinha cumprido a sua promessa!

Temos que ter consciência do impacto que temos na vida das pessoas e que podemos nos tornar um bom ou menos bom exemplo a seguir. Acho que neste caso fui um bom exemplo.

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!