DEMONSTRAÇÃO, DISSEMINAÇÂO E VALORIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE UM PROJETO de I&D

por SEIbySus
0 comentário

Neste critério (ANI) avalia-se a qualidade do plano de disseminação e valorização dos resultados de um projeto de I&D. Este plano deverá incluir divulgação tecnológica e científica através de feiras, conferências, revistas científicas e técnicas e a proteção da propriedade industrial. Deverá consistir num plano coerente de atividades de disseminação e não apenas o enunciado de um conjunto de ações isoladas.

Um aspeto importante a realçar é a divulgação técnico-cientifica dos resultados do projeto através da publicação de artigos em revistas científicas e técnicas. Esta publicação é valorizada se resultar de co-autoria entre empresas e entidades não empresariais do SII.

Efetua-se a apresentação de parecer em relação a dois projetos, um que apresenta um plano de disseminação coerente e adequado, enquanto outro não.

Projeto com plano de disseminação – Projeto S1

O projeto S1 apresenta uma adequada e coerente integração das atividades no plano de disseminação e de valorização dos resultados, que serão desenvolvidas. Encontra-se apresentado de forma justificada a divulgação tecnológica e técnico-científica.

Projeto sem plano de disseminação – Projeto N1

No projeto N1 não é devidamente explicitada a publicação conjunta dos elementos do consórcio. O plano de disseminação e valorização podia igualmente apresentar uma maior ligação entre as atividades.

João&Susana

Referências

ANI. (s.d.). Ficha de Avaliação de Projeto.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais