Desempenho da Sustentabilidade na Gestão Instalações Desportivas

por Susana Lucas
0 comentário

Foi com grande satisfação que tive conhecimento que esta semana foi publicado o livro Sports Management as na Emerging Economic Activity na Springer, onde sou coautora de um capítulo com o tema Sustainability Performance in Sports Facilities Management.

Assim o resumo do capítulo temos:

As instalações desportivas têm um grande impacte ambiental, além de um forte perfil público e responsabilidade social. Grandes instalações, como estádios de futebol, em diferentes ciclos de vida usam recursos como energia, água, materiais, precisam de transporte e têm muitos outros impactes ambientais, sociais e econômicos. Os gestores das instalações desportivas estão mais conscientes de suas responsabilidades para reduzir a energia, o uso da água e a produção de resíduos e não apenas para reduzir os impactes ambientais que também podem reduzir os custos.

Este capítulo analisa a forma como as soluções ambientais e sustentáveis estão a ser consideradas em instalações desportivas e organizações como a FIFA e a UEFA e de como avaliar e aplicar atualmente uma abordagem específica designada com o Sistema de Gestão Dinâmico para Sustentabilidade em Instalações Desportivas (DM3S). Organizações internacionais de desporto como a FIFA e a UEFA assumiram uma consciência ambiental e uma mudança progressiva de abordagens verdes para ser mais sustentável.

O capítulo apresenta uma análise de dez estádios de futebol portugueses do Euro 2004, especial o Estádio do Porto com DM3S, destacando o melhor desempenho e oportunidades e melhorias e também a utilidade da abordagem. Uma comparação com outro estádio antigo e novo, internacionais também mostra uma evolução no design e gestão ambiental das instalações desportivas.

Em resumo, as instalações desportivas, têm um papel na identificação da sustentabilidade e começam a procurar uma visão mais ampla e uma abordagem mais eficiente em que pode ser multidimensional e deve considerar o ciclo de vida.

Espero que esta nova abordagem com Sustentabilidade de Instalações Desportivas seja cada vez mais uma realidade, necessidade e possibilidade de fazer diferente e melhor! Fica o desafio!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais