Já aqui partilhei várias tendências de mobilidade que têm surgido nos últimos anos. Hoje justifica-se voltar ao mesmo tema porque foi agora implementada uma nova forma de mobilidade.
Resumindo o que já está implementado em Portugal:
- Aumento do número de bicicletas (próprias ou de sistemas partilhados) a circular dentro das cidades para deslocações mais curtas;
- Carros elétricos partilhados ou plataformas de veículos para distâncias de médio curso;
- Carros de combustão “tradicional” (gasóleo, gasolina, GPL, …) alugados para distâncias longas.
Surgem agora as primeiras plataformas de partilha de automóveis pessoais, onde os proprietários de automóveis podem “ceder” o seu veículo para utilização por outros.
Para isso, o automóvel deverá estar equipado com um sistema de conexão e desbloqueio semelhante ao que existe nos carros partilhados hoje em dia (por exemplo o DriveNow). Depois, através de uma aplicação, disponibiliza o seu carro por um determinado período de tempo, em troca de uma tarifa previamente conhecida. Fica assim disponível para utilização por um utilizador naquela zona, que necessite de se deslocar para um outro local, dentro do período de tempo necessário.
Estão disponíveis para ceder o vosso carro?
———————————————————————/————————————————————
Mais uma proposta interessante a que a Cristina apresenta. Da minha parte até estaria interessada se não utilizasse com tanta frequência (em 3 meses quase 12000km…).
O que dizem?