O concelho onde habito, Azambuja, talvez seja um dos concelhos com maior impacte das empresas de logísticas
A empresa em questão, Luís Simões, além de ter uma plataforma logística no concelho, tem também nos concelhos vizinhos, em especial na zona do Carregado, ou seja, na mesma via que passa pela Azambuja, EN3.
Assim fiquei muito agradada quando tive conhecimento da iniciativa desta empresa que denominaram EcoDriving. Tudo o que seja um passo para o caminho da Sustentabilidade é positivo!
O projeto EcoDriving surgiu com o objetivo de reduzir o consumo médio da frota em 1 litro por cada 100Km percorridos, e para definir o perfil de condução ótimo por tipologia de viatura, serviço e fluxo.
Para a empresa a Eco condução tem impacto em três aspetos chave: economia, segurança rodoviária e ecologia. Tendo esta premissa como base, o EcoDriving assentou em três pilares: formação aos motoristas e acompanhamento dos relatórios de eficiência energética de cada condutor, desenvolvimento de aplicações informáticas para recolha e análise de dados das viagens, e investimento em equipamento.
Sendo um projeto com vista à otimização das condições de condução com vista à redução do consumo de combustível, tem desde logo aspetos ambientais e económicos considerados. A formação dos colaboradores com vista a efetuarem as melhores práticas de condução, tem uma componente social.
Assim considero que a Sustentabilidade pode ser abordada em diferentes passos, com diferentes estratégias, o importante é a eficiência no uso dos recursos. Fica o desafio!
3 comentários