Educando na Natureza

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje quero deixar um desafio de reflecção para o fim-de-semana: Educando na Natureza. Descobri um projeto fantástico sobre o tema denominado Ecofuturo.

Para mim é cada vez mais um tema necessário, importante e urgente.

Verificamos que existe uma perda de ligação com o Natural, tanto ambiente como social. Por isso existe esta necessidade de nos relocalizarmos, de nos voltarmos a ligar e a conectar.

Quando leio estes documentos, fico ainda com mais certeza que o projeto que abracei da Free to Be – Associação Educar para a Sustentabilidade, tem sentido e é importante. Em mim já está a fazer a diferença.

Assim sistematizo o que está neste projeto Ecofuturo:

  1. O ser natureza: a natureza reage e interage, por isso podemos apreender muito com ela. Quanto tempo por dia passam em ambiente natural? Quando foi a última vez que cheiraram uma flor? Que ouviram o vento nas árvores?
  2. Um rio de perceções: a nossa ligação à água, somos construídos na água, somos constituídos de água, o planeta tem 70% de água. Quando foi a última vez que dançaram à chuva? Colocaram os pés num ribeiro? Ouviram a água a correr?
  3. Saberes da terra: temos muitas memórias relacionadas com o que comemos. Quando foi a última vez que colheram uma fruta de uma árvore para comer logo? Quando foi a última vez que fizeram a comida em família? Quando plantaram uma árvore?
  4. A cor da palavra: expressarmos o que nos vai na alma a pintar ou desenhar…. Arte com a natureza, quem já fez?
  5. Convite ao voo: sairmos, explorarmos, descobrirmos, sair do casulo!

Acreditem que esta aprendizagem também é para mim e para os meus. Que dizem?

Um fantástico fim-de-semana!!!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais