A quantidade de energia elétrica produzida a partir do vento e do sol durante o ano de 2022 correspondeu a mais de 22% da quantidade total de energia elétrica produzida na Europa. Ultrapassou assim, pela primeira vez, a quantidade de energia elétrica produzida a partir do gás natural que ficou nos 20%.
Durante o ano passado a capacidade de energia fotovoltaica instalada cresceu 24%, duplicando o crescimento do ano 2021.
Para além do compromisso europeu com a descarbonização do setor energético, o ano de 2022 teve uma ajuda adicional que foi a escalada do conflito Rússia Ucrânia que trouxe ao de cima a frágil posição e dependência do gás russo que acabou por desencadear a atual crise energética.
O mix energético europeu contou durante o ano passado ainda com 16% produzidos a partir do carvão que representou um ligeiro crescimento (inferior a 2%) face ao ano anterior impulsionado pela necessidade de arranjar rapidamente alternativas ao gás para produção de energia elétrica.
Um dos grandes objetivos da União Europeia é ter pelo menos 45% do seu mix energético totalmente fornecido por fontes renováveis em 2030.
Estamos no bom caminho!
