Começa a refletir-se sobre a necessidade do Ensino Superior Gratuito – espero bem que vá para a frente.
Já existe diversos países da Europa em que é, principalmente Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e outros que têm determinadas condições, por exemplo sem reprovações, para o ser.
Quando fiz a primeira licenciatura, há cerca de 30 anos, os valores não erram nada parecidos com os que se atualmente praticam. Também não me parece que tenha que ser a forma a financiar as instituições do ensino superior, aliás as dificuldades financeiras estão sempre presentes…
Outra questão que é referido é a capacidade financeira das famílias e isso é muito preocupante e real. O esforço é enorme. E se forem os próprios estudantes a se financiarem ainda mais complicado. Eu tenho a noção que muitos dos alunos (se não foram todos) que desistiram de finalizar o mestrado, faltando apenas a dissertação, se deveu em grande parte à dificuldade de continuar a pagar as propinas. Pagar 900 Euros/ano custa muito a quem não tem esse valor de ordenado mensal (grande maioria dos trabalhadores).
Contudo podemos considerar que possam existir outro tipo de contrapartidas para o Pais. O voluntariado por exemplo podia ser uma boa medida. Existirem ECTS que só podiam ser efetuados com base em horas de voluntariado.
Vamos todos fazer para esta realidade mudar!
