EQUIPAS EMPRESARIAIS E NÃO-EMPRESARIAIS NUM PROJETO DE I&D

por SEIbySus
0 comentário

No quadro da avaliação da qualificação das equipas envolvidas num projeto de I&D, analisa-se a composição das equipas empresariais e não-empresariais (Sistema de ID&I), valorizando-se adequação dos seus curricula e a da sua experiência em I&D aos objetivos do projeto (ANI).

Atualmente nas candidaturas verifica-se uma tendência para as equipas empresariais serem apenas os tomadores da tecnologia. Contudo o que se pretende é que estas equipas já tenham experiência em investigação industrial, ou que a criem com o projeto. Estas equipas trazem ao projeto o contexto empresarial.

As equipas não-empresariais, ligadas ao Sistema de ID&I (Universidades, Centros Tecnológicos), devem garantir algumas competências específicas de investigação aplicada que não existam nas equipas empresariais.

Será mesmo aconselhável ser efetuada por atividade, a justificação da pertinência de cada uma das equipas (empresariais e não-empresariais), com indicação dos trabalhos a serem desenvolvidos por cada um.

A recomendação de existirem Doutorados ou Doutorandos nas equipas deve ser aplicada preferencialmente às equipas empresariais. Será aí que a necessidade de quadros técnicos específicos e altamente qualificados para o desenvolvimento deve ser garantida.

A título de exemplo, avaliam-se dois projetos da área da engenharia química/civil para avaliar as equipas empresariais e não empresariais.

 

Projeto com adequadas equipas empresariais e não empresariais – Projeto S1

O projeto S1 mesmo a equipa empresarial tem um currículo médio comprovado em I&D, a equipa não empresarial apresenta uma elevada mais-valia no âmbito da área de I&D em que se pretende desenvolver o projeto.

 

Projeto com insuficientes equipas empresariais e não empresariais – Projeto N1

No projeto N1 a empresa promotora da candidatura tem uma experiência muito limitada em termos de I&D, em particular na área de conhecimento em que se pretende desenvolver o projeto. A equipa não empresarial apresenta experiência de I&D contudo não é explicito que seja na área de conhecimento necessária para realizar o projeto.

João & Susana

Referências

2020, P. (s.d.). Referencial de Mérito do Projeto, Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT).

ANI. (s.d.). Ficha de Avaliação de Projeto.

Publishing, O. (s.d.). Oslo Manual: The measurement of scientific and technological activities, OECD Publishing.

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais