Exposição da Engenharia, Portugal versus Brasil

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje volto novamente, já tinha abordado algumas questões no final de Janeiro, à questão das diferenças entre os Engenheiros Portugueses e os Engenheiros Brasileiros.

A exposição!

Tanto dos Engenheiros que se tornam referências, como dos que o seguem. É fantástico ver como no Brasil existe uma “liberdade” de mostrar o que fazem, pedir ajuda ou dizer como vai o trabalho, que deste lado do oceano não existe…

Sigo diversos Engenheiros Brasileiros que vão mostrado o seu trabalho nas redes sociais e fico impressionada com a simplicidade até à sofisticação… eles sabem qual é uma forma de se apresentarem, de influenciarem opiniões e de terem mais clientes.

É uma pena como ainda somos em Portugal, porque considero que como as coisas são hoje, não se pode pensar que podemos continuar anónimos, para ter sucesso, para poder ajudar outros, ou para iniciar uma carreira. Enviar um currículo por mais fantástico que seja já não é suficiente. As pessoas querem nos ver, querem saber como pensamos e como reagimos.

E se tivermos a falar do ter ou querer uma carreira internacional, então minha gente temos que competir com todos os que estão lá fora (incluindo Engenheiros Brasileiros).

Todos estamos de alguma forma visíveis, redes sociais e afins, por isso é essa a nossa realidade e temos que a ver e potenciar positivamente.

Acredito que possam existir Engenheiros Portugueses que sejam mobilizadores ou profissionais de referência no mundo virtual… eu infelizmente não conheço. Será que anda por ai algum Tuga Engenheiro a fazê-lo? Por favor dê sinal de vida!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais