Green Houses – Casas Ecológicas

por Susana Lucas
0 comentário

Cada vez mais o conceito de casas ecológicas, ou Green Houses, está presente e ainda bem! Ou por moda ou por consciência o importante é darmos passos para os edifícios serem o mais “amigos” do ambiente possível.

Na minha perspetiva até considero que o importante é os edifícios serem o mais “amigos” dos utilizadores ou proprietários, possível, ou seja, serem mais eficientes e terem menores custos de operação para as condições adequadas de funcionamento.

Estas fotos tirei já em 2015 na Irlanda, Dublin. O conceito das fachadas verdes já não é novo e pode trazer muitas vantagens, em especial térmicas. Claro que não à “bela sem senão” por isso a sua manutenção ter que ser considerada, para não se deixar de ter janelas (como parece estar a acontecer no caso da foto), além da componente animal que pode ser potenciada.

É uma solução que pode não ter muito sentido no nosso país, em especial na zona sul, em que podemos ter grandes amplitudes térmicas que condiciona o crescimento deste tipo de revestimento/isolamento natural, em especial em fachadas viradas a Sul. Contudo, pode ser considerada de uma forma pontual, podendo ser mesmo uma medida passiva de limitação de radiação solar.

Considero que Portugal, e no geral os países do Sul da Europa têm condições de radiação solar muito distintas dos restantes países da Europa, que devem ser potenciadas e utilizadas de forma a garantir as melhores condições funcionais dos edifícios e serem “amigos” do ambientes ou de todos nós!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais