Greening your Business

por Susana Lucas
2 comentários

Em Novembro passado (2016) foi efetuar um curso de 2 dias a Bolonha! O tema do curso, ou mesmo título, era “Greening your Business – Embedding Sustainability into Business Model Innovation”. O primeiro desafio foi ir 3 dias para Itália, sozinha sem conhecer ninguém nem a cidade! Este me colocar fora da zona de conforto contrariamente a muita gente, fascina-me, aliás já sentia muita falta. Adoro!

Contudo existia uma seriação dos potenciais candidatos ao curso (o mesmo foi financiado com 500,00€) onde era solicitado que apresentassem uma ideia de negócio. A primeira ideia que me veio à cabeça foi o trabalho que fiz no 2º doutoramento e a consultoria que podia prestar aos estádios na área da Sustentabilidade.

Já à saída do aeroporto, em Bolonha, conhecia logo a primeira conterrânea de Aveiro. Tentamos logo ajudarmos para encontrarmos os hotéis. No dia seguinte no curso, começamos a ter que nos organizar em grupos, dado a distribuição de mesas na sala (mesas para 5 pessoas). Ai o mais fantástico foi ver dos cerca de 20 formandos 7 eram portugueses (a maior comitiva) e claro que nos organizamos logo para ficarmos juntos!

Uma das primeiras tarefas do curso era apresentar o nosso potencial negócio. E lá foi eu sem muita fé… tinha sido mesmo a primeira coisa que me tinha passado pela cabeça… surpresa das surpresas, toda aquela boa gente considerou o tema muito interessante, nem queria acreditar! E as ideias de negócio que passaram por lá, fantásticas? Depois no nosso grupo de portugas fomos trabalhando as várias ideias de negócio (made in Portugal).

Além de ter tido dicas fantásticas e incentivo para começar o meu negócio, fez-se logo ali uma potencial parceria com outro, como eu, que também tinha enviado a primeira ideia que lhe passou pela cabeça, neste caso o tema da dissertação de mestrado. Já estamos a trabalhar no assunto, vão existir novidades em breve!

Os formadores foram tentando dinamizar diversas atividades para se estruturar os negócios e o que eles achavam mais estranho no grupo de portugas é que nunca estavam calados sempre na brincadeira e a rir, mas eramos os primeiros a cumprir as atividades e bem!

Conclusão das conclusões, é sempre importante sair da nossa zona de conforto, pelo menos de vez em quanto (eu por mim é sempre que possa!) em especial quando necessitamos de abrir a mente e ver a realidade noutra perspetiva. Todas as dicas, ideias ou sugestões são importantes e bem-vindas, devemos digerir e tornar aplicável. Pode até não dar certo, mas que me deu muito gozo toda esta estruturação de negócio lá isso deu e ninguém me consegue tirar. Já valeu a pena!

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

2 comentários

Avatar
Floy Feldt 3 de Agosto, 2017 - 9:18

Good day! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that deal with the same subjects? Thanks!

Responder
Avatar
Susana 5 de Agosto, 2017 - 2:26

Hello there! Thank you very much for the kind and encouraging comment. Other blogs… sorry I don’t know…

Responder

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais