Já estamos um pouco agastados com os conceitos que nos aparecem por todo o lado relacionados com a sustentabilidade. Tudo é sustentável, tudo é ecológico, ou natural, ou biodegradável, amigo de ambiente e afins. Está na moda. E por isso existe por vezes abusos dos conceitos o que leva ao consumidor a ficar confusão por tanta informação diferente.
Assim no passado dia 17 de janeiro a comissão europeia publicou uma lei onde proíbe o Greenwashing, só sendo autorizada etiquetas de sustentabilidade a partir de sistemas de certificação aprovados ou criados por autoridades públicas.
Nos produtos vai ser melhorada a sua rotulagem e denominações definidas, de forma a ser mais esclarecedor e transparente, sabendo-se que estes conceitos só serão aplicados com base em certificações aprovadas.
Um conceito que vai ser igualmente divulgado será a durabilidade dos produtos, para os consumidores terem uma noção de quantas utilizações serão possíveis.
Claro que esta lei ainda tem que ter a aprovação final do Conselho Europeu e os estados-membros têm 24 meses para transpor para o direito nacional… vamos ver quando estará por cá!
