Já estava há algum tempo para vos falar do projeto Heritage Care, que a Universidade do Minho está a dinamizar em Portugal, mais propriamente o Prof. Miguel Azenha.
O curioso disto é que o conheci quando me deu formação em 2016 na Ordem dos Engenheiros em BIM e pelos vistos voltamos a ter outro ponto em comum sobre a conservação e manutenção do património… claro que a escalas diferentes!
Gostei do site logo pela primeira frase: Prevenção é Melhor que a Cura.
Quando estamos a abordar edifícios históricos ou de património, ainda mais esta questão de prevenir tem todo o sentido. Considero que Portugal tem que manter o garantir a operação nas melhores condições do fantástico património edificado que temos.
Em primeiro lugar efetuando um levantamento das características do mesmo. Depois monitorizando as suas condições de funcionamento. E por fim adaptando novas tecnologias ao existente de forma a potenciar a sua operação.
Espero que não aconteça de todo na zona de Lisboa um terramoto idêntico ao de 1755, pelo menos antes de termos o levantamento do existente… ai é que perderíamos mais do que numa destas “crises” que aparecem por cá!
