IMPACTO NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NUM PROJETO DE I&D

por SEIbySus
0 comentário

Neste aspeto avalia-se como a empresa pretende valorizar os resultados do projeto, considerando-se mais relevante se esses resultados permitirem diversificar a oferta da empresa, quer em novos segmentos de cliente quer em novos mercados, sendo importante que seja justificada e quantificada essa oferta.

Muitas vezes as candidaturas apresentam objetivos quantificados em termos de volume de negócios previsto obter com os resultados do projeto, ou seja, resultantes da inovação, mas não alicerçam estes objetivos numa estratégia comercial credível. Esta deverá ser apresentada com suficiente detalhe, de forma que os objetivos se apresentem como alcançáveis.

A título de exemplo, avaliam-se quatro projetos segundo os critérios apresentados, para se concluir sobre se apresentam uma descrição adequada do impacto do projeto na Estratégia Empresarial.

 

Projeto com adequado impacto na estratégia empresarial – Projeto S1

O projeto visa o desenvolvimento e validação de tecnologia de análise de qualidade de serviço em novas redes móveis.

O promotor tem já um portfolio de produtos e serviços, na área wireless, com reconhecimento e importante presença a nível nacional. Os resultados do projeto permitirão expandir o seu portfolio de produtos, sob a forma de sondas para monitorização de redes móveis. Estes produtos destinam-se fundamentalmente ao segmento dos Transportes. O potencial de negócio resultante do projeto está bem quantificado e fundamentado.

 

Projeto com insuficiente descrição do impacto na estratégia empresarial – Projeto N1

O projeto N1 tem como objetivo desenvolver um dispositivo para difusão de sistemas operativos para grandes parques de computadores.

A capacidade, a estratégia e o potencial de comercialização da solução proposta estão insuficientemente caracterizados. Os objetivos de mercado estão quantificados, mas não estão suportados numa estratégia comercial suficientemente detalhada que permita avaliar que os mesmos possam ser atingidos, em particular como é que os objetivos de vendas nos diferentes mercados internacionais podem ser atingidos.

 

Projeto com adequado impacto na estratégia empresarial – Projeto S2

Considera-se que existe um aumento da capacidade de oferta da empresa, sendo possível verificar o impacto na estratégia empresarial da empresa. Os canais de exportações encontram-se definidos e são no âmbito da área de negócio do projeto.

 

Projeto com insuficiente descrição do impacto na estratégia empresarial – Projeto N2

O projeto N2 não é devidamente explicito a entrada da empresa neste mercado dos sistemas definidos. Contudo as soluções propostas nesta candidatura aparentam ter uma natureza exportável e serão importantes para a implementação do projeto de internacionalização da empresa que está de momento em curso. Não está definido como os canais de exportação existentes se adequam a esta nova realidade que a empresa pretende implantar com este projeto.

 

João & Susana

 

Referências

2020, P. (s.d.). Referencial de Mérito do Projeto, Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT).

ANI. (s.d.). Ficha de Avaliação de Projeto.

Publishing, O. (s.d.). Oslo Manual: The measurement of scientific and technological activities, OECD Publishing.

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais