Jardins de chuva

by Susana Lucas
492 visualizações 1 minutes read
A+A-
Reset

Estamos uma época de escassez de água. As cidades têm de potenciar soluções para reter água. Grande parte da água que utilizamos é para fins não potáveis. Por isso a água da chuva tem de ser “a água maior”, ou seja, a água mais utilizada nas cidades. Isso começa por ter de a reter, armazenar, e utilizar localmente.

Este conceito de jardins de água considerei desde logo que li bastante interessante, simples e útil. Os canteiros, e por baixo deles, que existem nos passeios para os arbustos e árvores, em vez de ser locais porque utilizados, ter pelo menos uma dupla função, além de espaço para as plantas, espaço para a água ser retida.

O projeto das vias rodoviárias no interior das cidades é usual se considerar a drenagem pluvial para os limites transversais das vias, mesmo que exista canteiros com plantas. Pode e deve ser mudado e permitir criar uma zona entre o passeio e a via rodoviária, usando, retendo e mesmo podendo armazenar a água da chuva.

Vamos repensar a água da chuva?!?!

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!