Manutenção Preventiva de Edifícios e Instalações – 1º Passo

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje vou voltar a lecionar a unidade curricular de Conservação e Manutenção de Edifícios do mestrado de Conservação e Reabilitação do Edificado da ESTBarreiro/IPS.

Já fiz a primeira aproximação a 2 municípios, Barreiro e Moita, sobre o potencial de serem efetuados trabalhos em instalações municipais, existiu desde logo abertura para o efeito, tendo mesmo o Barreiro já enviado algumas sugestões, muito obrigada a ambos os municípios pela colaboração com estes trabalhos académicos, contudo aplicados. Sim, os alunos vão efetuar individualmente a proposta de um Plano de Manutenção preventiva de um edifício ou instalação municipal.

Na preparação dos conteúdos para a aula de hoje, gostava de refletir sobre o primeiro passo para o desenvolvimento do referido plano: Caracterização do Edifício ou Instalação. Será de todo relevante a sistematização da informação o edifício de forma a facilitar os passos seguintes que passa por desenvolvimento de fichas de inspeção, anomalia, manutenção, monitorização… Sem uma correta separação do tipo de elementos a intervir torna-se difícil conseguir efetuar as fichas que uma forma simples e prática.

Assim a minha sugestão é dividir em estrutural, não estrutural, instalações técnicas prediais e logradouro. Poderá assim existir uma sistematização mais simples do que se pretende efetuar em cada parte dos edifícios ou instalações.

Sei que usualmente não é esta a divisão, está mais relacionada com os equipamentos. Contudo, no meu ponto de vista, e talvez por ser Engenheira Civil considero que deve ser tido em consideração por exemplo a vida útil, que numa estrutura estamos a falar de 50 anos, enquanto num equipamento temos na ordem dos 20 anos, bem como a necessidade / possibilidade de substituição… na estrutura não é tão fácil como num equipamento, o que acham?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais