Tendo a experiência de ter passado por dois doutoramentos, posso talvez ter mais alguma experiência em relação à relevância do tema do trabalho ser importante ou interessante para o aluno.
Posso mesmo vos dizer que no primeiro doutoramento nem sabia bem ao que ia. O tema foi escolhido pelo orientador, tive que me esforçar e muito para me adaptar ao mesmo e claro demorei muito tempo… já era engenheira civil quando efetuamos a discussão do trabalho de doutoramento em engenharia química.
No segundo já foi um tema que foi eu que escolhi e por isso era de meu interesse e até vos posso dizer que me apaixonei mesmo pelo tema e o que foi aprendendo no desenvolvimento dos trabalhos de doutoramento. Foi mesmo muito positivo.
Agora que estou do lado da orientação, quero que os alunos tenham a mesma experiência positiva, ou seja, que seja um tema que se identifiquem e que se apaixonem, porque tudo é mais fácil assim!