Neutro em Carbono

por Cristina
0 comentário

O que é afinal ser “neutro em carbono”? E porque é tão importante?

Ser neutro em carbono quer dizer que todas as emissões de CO2 produzidas são anuladas. Uma nota, isto não é o mesmo que eliminar a emissão dos gases com efeito estufa (falarei disso noutra altura).

Pressupõe que todo o CO2 gerado pelo ser-humano, e emitido para a atmosfera, é eliminado, quer seja através da criação de novos espaços verdes, plantação de árvores ou pela aplicação de uma das muitas tecnologias de captura de CO2 existentes.

 

Para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, conforme formalizado no Acordo de Paris, as emissões de CO2 provocadas pelo ser-humano terão que cair cerca de 45% até 2030 e teremos que ser capazes de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Para isso, já há vários acordos e compromissos de vários países e empresas a nível mundial para atingir estas metas.

No entanto, o ano de 2019 foi o ano em que se emitiu mais CO2 desde que há registos. Caso a tendência de verifique, o aumento da temperatura global chegará aos 3ºC até ao final deste século o que provocará alterações enormes no ecossistema terrestre.

Todos podemos contribuir um pouco para a diminuição das emissões, seja através da forma como escolhemos os nossos alimentos, o tipo de alimentos, a roupa que usamos, como nos transportamos, de que forma gerimos os nossos ativos, entre muitas outras coisas.

 

Depende de todos nós!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais