Novas Medidas para a Inovação

por Susana Lucas
0 comentário

Ontem na newsletter da ANI (Agência Nacional de Inovação) existia uma notícia relacionada com a melhoria das condições para as empresas investirem a inovação, que tinha sido apresentada a 15 de Novembro pelo primeiro-ministro.

Considerei logo a iniciativa muito relevante.

A inovação tem que ser uma aposta do país. Porquê? Porque somos capazes, temos um elevado potencial de inovação (penso mesmo que está no nosso ADN Tuga), temos pessoal técnico com elevada qualificação para o efeito.

Parece-me que temos um “fervilhar” de ideias por ai, que bem trabalhadas, com as pessoas certas e com as ligações corretas tem um elevado potencial de sucesso.

No meu ver o conhecimento deve ser transversal no país, aliás o tamanho dele também ajuda, pois temos competências de diversas áreas em todo o território.

A contratação de quadros altamente qualificados para as empresas deve ser desde logo o caminho. Já temos um número considerável de doutorados que podem ser potenciados nas empresas. As empresas não devem ver como um custo. Não existe ainda um perfil de percurso profissional empresarial de doutorados, mas quem teve a efetuar um trabalho de doutoramento com um remuneração abaixo dos mil euros não deve querer no início de carreira muito mais…

Qual a vantagem de um doutorado? Da minha experiência, tanto pessoal (com 2 doutoramentos) e de outros colegas, temos ginástica mental. Ou seja, tivemos um treino intensivo intelectual que nos permite ter uma maior flexibilidade, adaptabilidade e resistência na investigação e desenvolvimento. Não somos mais nem menos do que desportistas intelectuais de alto desempenho. Por isso considero fundamental que nos projetos de inovação exista uma equipa profissional de doutorados, em diversos níveis, desde doutorandos, a recém-doutorados, como a doutorados com experiência, para permitir que uma ideia passe a uma inovação, ou seja, criar valor.

Vamos Inovar?

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais