NP4457 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

por Susana Lucas
0 comentário

Esta Norma tem desde logo como enquadramento inicial, que:

Sendo o conhecimento a base da geração de riqueza nas sociedades avançadas e a investigação e o desenvolvimento um dos pilares da criação desse conhecimento, é na inovação que se encontra o meio de transformar esse conhecimento em desenvolvimento económico.

A presente Norma baseia-se num modelo de inovação, suportado por interfaces e interações entre o conhecimento científico e tecnológico, o conhecimento sobre a organização e o seu funcionamento, e o mercado ou a sociedade em geral. Com efeito, procurando garantir uma articulação desta Norma com as características emergentes da sociedade do conhecimento, importa considerar os destinatários finais da inovação, sejam eles os consumidores de produtos ou serviços novos ou melhorados, ou ainda os cidadãos utentes de serviços públicos ou privados.

A presente Norma tem por objetivo definir os requisitos de um sistema eficaz de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI), permitindo que as organizações que o adotem definam uma política de IDI e alcancem os seus objetivos de inovação.

Da minha experiência na área de acompanhamento e avaliação de projetos de IDI considero que este pode ser o caminho para que IDI esteja completamente definido nas empresas, bem como torna mais simples a interligação e passagem de informação entre todos os intervenientes.

É determinante que a gestão IDI esteja definida e implementada nas empresas ou instituições de forma a todo o processo inerente à IDI se torne simples e explícito, situação que por vezes se torna difícil de conseguir verificar quando não existe.

Fica o desafio para todos que intervêm no âmbito de IDI!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais