O arranque dos anos académico: sempre a correr….

by Susana Lucas
Published: Updated: 60 visualizações 1 minutes read
A+A-
Reset

Todos os anos, no início do semestre, a cena repete-se: calendários a serem publicados à última hora, horários provisórios, salas a trocar, listas de alunos em atualização constante. Em vez de começar tudo de forma organizada e previsível, o arranque do ano académico no ensino superior parece sempre uma corrida contra o tempo – docentes, estudantes e serviços administrativos a tentar alinhar tudo.

Nos primeiros dias, os horários mudam, as turmas ajustam-se, as salas alteram-se. Parece um “ensaio geral” antes do verdadeiro início das aulas. Mas os estudantes já lá estão, ansiosos para começar… ou ainda estão para vir mais alguns…

Será que tem de ser mesmo assim? Será inevitável este período de indefinição e ajustes? Por vezes questiono-me se não seria preferível adiar o arranque do semestre alguns dias, para garantir que tudo está afinado. Mas talvez este caos controlado faça parte da própria dinâmica universitária – uma forma de testar, ajustar e adaptar em tempo real.

Ainda assim, fica sempre a dúvida: seria o ensino superior mais eficaz e menos stressante se arrancássemos “em pleno” logo desde o primeiro dia? Ou será que essa busca atrasaria ainda mais o início das aulas e criaria novos problemas?

O certo é que, ano após ano, o ritmo acaba por se encontrar. As turmas estabilizam, os serviços alinham procedimentos e a correria inicial dá lugar a uma rotina mais tranquila. Até ao próximo semestre, claro, quando tudo volta a começar.

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!