O Impacto dos Veículos Elétricos nas Grandes Cidades

by Cristina
1,3K visualizações
A+A-
Reset

Antes de continuarem a ler este artigo, e porque sei que este é um tema polémico, quero deixar claro que não me considero uma pessoa fundamentalista. Gosto de dar opinião sobre os assuntos que domino e estou sempre disponível para ouvir opiniões diferentes. Tal como a Susana tantas vezes refere, a partilha de conhecimento é fundamental para o crescimento pessoal e sem dúvida, permite abrir horizontes.

Posto isto, discordem e partilhem a vossa opinião abertamente. Quero mesmo ouvir.

Eu acredito que a tecnologia dos veículos elétricos e toda a infraestrutura necessária para a sua operacionalização, terá um papel importante na modelação do planeamento dos meios de transporte das cidades num futuro muito próximo.

Numa perspectiva de construção automóvel o percurso feito nos sistemas de gestão de energia é enorme. Sugiro um test-drive com um dos últimos modelos para se aperceberem desta evolução.

Já imaginaram o que é possível fazer nos pontos de carregamento de Veículos Elétricos?

Se pensarmos nos Veículos Elétricos como uma bateria que é possível ligar à rede e fornecer ou absorver energia mediante a procura e preços de mercado (e incluir nesta gestão a produção renovável), todos nós podemos contribuir para a gestão de um bem sem o qual já não vivemos.

Quando a posse de um veículo próprio se tornou uma necessidade, as cidades adaptaram-se e esta necessidade passou a ser uma premissa no planeamento das infraestruturas.

Já repararam no número de lugares de estacionamento que têm as grandes cidades?

A maturidade da tecnologia permite o aumento do número de utilizadores de veículos elétricos. Este crescimento (transporte público e privado), quando inserido no planeamento das comunidades e das infraestruturas dos meios de transporte, permite priorizar os modos de transporte partilhado e os peões, deixando de lado discussões sobre novas autoestradas e avenidas pensadas para automóveis.

Para refletir.

——————————————————————/———————————————————————

A Cristina apresentou hoje este tema que realmente ainda se sabe pouco em termos de estratégias… mas considero que esta reflexão pode ajudar, quem arrisca em opinar?

Da minha parte hoje “estou” na Engenharia e Construção e abordar o tema da Engenharia Natural versus Engenharia Civil. Também quero “opinanços“!!

 

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!