Os professores no geral foram submetidos a uma nova realidade, para o bem e para o mal. A minha realidade, de ensino superior, apresenta assim os seus desafios e oportunidades. Por isso gostava de refletir sobre o que tem sido esta minha nova realidade para verificarem se estão “no mesmo barco” ou têm outras particularidades. Assim tenho:
– Verificado que inicialmente, e talvez ainda agora, os alunos ficaram um pouco desorientados com esta situação nova, acreditem nós também.
– Que se ocupa muito mais tempo em preparação de aulas, aulas, reuniões, disponibilidade para esclarecimentos, corrigir trabalhos, que anteriormente, aliás eu não estou contratualmente com exclusividade, mas não tenho conseguido fazer mais nada.
– Que esta necessidade de compatibilidade de vida profissional e familiar em simultâneo não é nada fácil, da minha parte tenho a “sorte” de os meus filhos ainda não estarem na escola primária, mas acredito que com essa situação ainda deve ser bem pior.
Considero que se perspetiva alguma recorrência num futuro desta situação, por isso temos todos que estar mais preparados. O que gostava de fosse melhorado?
803
