Ainda no rescaldo da passada 6ª feira, hoje apresento a minha apresentação no congresso da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, cujo tema principal foi O Desporto nas Cidades do Futuro. O meu foi sobre O que fazer para a Sustentabilidade na Gestão de Instalações Desportivas?
Assim efetuei uma apresentação que tinha no total 6 slides, sendo 2 a capa e uma frase final… nos slides com conteúdo apresentei o caminho (que é simples) para a Sustentabilidade nas Instalações Desportivas.
Deve começar por saber onde está. Para o efeito deve ser efetuada uma avaliação inicial da Sustentabilidade, desde os recursos, impactes ambientais, conforto dos espaços, mobilidade, amenidades/ligação social e gestão da qualidade dos serviços.
Depois deve se saber para onde se vai. Por isso devemos saber quais são as metas ambientais / técnicas, tanto avaliando a possibilidade técnica como o impacto da implementação; a meta social tanto o seu impacto como o seu potencial e a meta económica, com o custo total do investimento e o seu período de retorno.
Como se vai? Proponho um Programa Estratégico de Sustentabilidade, onde é definido o atual desempenho, quais as metas e objetivos, que medidas a implementar, prazo de implementação, planeamento, monitorização e orçamento.
Assim o que podemos potenciar? Desde os relatórios de Sustentabilidade, um plano de ação anual para a Sustentabilidade, marketing da Sustentabilidade e as parcerias de Sustentabilidade.
Esta visão de gestão torna as instalações desportivas mais competitivas, mais atrativas e otimizadas. E qualquer medida para a Sustentabilidade é Boa!
Quem alinha?