Overstory – Monitorização das florestas

por Cristina
0 comentário

Nos últimos dias têm surgido várias notícias sobre o estado do material combustível nas nossas florestas. No passado recente já fomos bastante penalizados por incêndios florestais com grandes perdas humanas e ambientais, em parte pela neglicência dos proprietários desses terrenos.

Por isso hoje falo-vos da Overstory.

A Overstory é uma startup holandesa fundada em 2018, inicialmente incubada em Lisboa, que analisa as florestas em tempo real para evitar desastres como incêndios e cortes de energia.

Nasceu com o intuito de ajudar no combate às alterações climáticas, tendo sido inicialmente desenvolvido um sistema para monitorizar a desflorestação da Amazónia.

Esta monitorização é feita através de imagens de satélite que são posteriormente analisadas através de inteligência artificial.

O software permite não só uma deteção precoce da desflorestação, como também identificação automática dos tipos de árvores e o seu estado, calculando ainda uma estimativa do volume de madeira.

A Overstory é também utilizada para auxiliar as empresas de infraestruturas elétricas e de transporte (caminhos de ferro e autoestradas). Por exemplo indica a distância entre a copa das árvores e as linhas de transmissão de energia, o risco de queda sobre uma linha de caminho de ferro e oferece também apoio no plano de mitigação de incêndios. Os dados são consultados diretamente na plataforma desenvolvida.

Até momento já foram analisados 500 milhões de hectares em 64 países.

 

Vamos utilizar a tecnologia ao serviço da floresta?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais