É um tema que tenho vindo a fazer uma reflexão com alguma frequência. Talvez porque tenho cada vez mais amigos e familiares que se estão a reformar.
Existe neste momento já um número considerável de pessoas que se reformou nos últimos 10 anos, que levou consigo capacidade técnica e informação que infelizmente não está a ser utilizada.
São pessoas que tinham e têm ainda uma capacidade técnica elevada, contudo decidiram pela reforma. E o que acontece ao Pais? Estamos a perder informação, experiência técnica, que não são divulgadas, não existe passagem… por isso considero que estamos a perder PIB (Produto Interno Bruto).
Considero mesmo que o Pais não se podia dar a este luxo. Existe tanto que se está a perder… não existe no sistema forma de potenciar este conhecimento?
Lembro-me de quando estive na Índia considerarem estranho um casa onde não existe um idoso. Questionei porquê? A resposta é que os idosos fazem a ligação com os conhecimentos de gerações, tradições e familiares. E infelizmente esta não é a nossa realidade.
Por isso fica o desafio, de existir um período antes ou depois da reforma em que estes técnicos altamente qualificados tenham que passar a informação, como consultores, escreverem livros, efetuarem palestras, enfim, a passagem de conhecimento tem que existir!