Poluição no Tejo – Ainda uma realidade…

by Susana Lucas
Published: Updated: 1,3K visualizações 1 minutes read
A+A-
Reset

Estando no final do mês de Março, em que nas zonas do Ribatejo próximo do Tejo estamos no mês da enguia, da lampreia, do sável, ou seja, do peixe que vem desovar ao rio, mas parece que este ano a situação não está a ocorrer conforme é usual devido à poluição.

Nos últimos meses temos tido notícias consecutivas da poluição que existe no rio Tejo e que tem condicionado em muito a qualidade da água do mesmo. Como é possível? Não existiu nos últimos talvez 15 anos um investimento enorme em ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais)? Estas não estão a ser monitorizadas? Não existe fiscalização?

Faz-me alguma confusão estarmos ainda a passar por uma situação destas. Sei mesmo que a captação de água do Tejo, na zona de Valada, que contribuiu em parte para o abastecimento de Lisboa, não está a funcionar.

Ao que parece não são apenas descargas não permitidas de empresas mas sim também municipais. Como é possível?

Estive alguns anos ligada à construção de novas ETAR e considerava-se que a poluição seria uma coisa que não voltaria a acontecer, mas aconteceu e parece que não foi nenhuma descarga pontual dado a extensão dos danos…

Espero que esta situação seja rapidamente revertida, na medida do possível, que os responsáveis sejam chamados à responsabilidade dos seus atos e que seja possível existir uma fiscalização mais direta das possíveis fontes poluidoras. Considero que podia mesmo existir uma monitorização, em tempo real, de determinadas instalações, em especial as que já tivessem sido responsáveis por descargas indevidas. Julgo que hoje com a tecnologia que existe pode ser possível, de forma a se detetar o mais a montante qualquer situação anómala e se voltar a ter o peixe do mês de Março no nosso Tejo! Fica o desafio!

O que achas disto?

Partilha a tua reação ou deixa um comentário!