Nesta nova era que estamos a atravessar, temos tido uma realidade que tem passado pelo presencial ou então mais online.
Como docente do ensino superior, estando neste momento recomendado que as aulas sejam presenciais, contudo temos sempre que disponibilizar a possibilidade online, verifico que a maioria dos alunos prefere online. Talvez porque tenham ficados habituados. Talvez por a grande maioria são trabalhadores-estudantes. Talvez porque as aulas são em regime noturno. O que é certo é que chego para dar aulas e já me aconteceu estarem todos online.
Em termos de reuniões agora passaram a ser online. O que acontece é que se considera que podemos quase a qualquer hora e podemos mesmo antecipar reuniões… além de parecer que temos muitas mais reuniões que tínhamos anteriormente, tudo dá para reunir!
Considero que devemos progredir para um regime híbrido, ou seja, o que for possível ser online será online, contudo não se pode descorar o contacto direto. Porque torna-se por vezes mais fácil a passagem de conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e mesmo a concentração no que se está a fazer. Quem nunca esteve numa aula ou reunião a ver o que se passava em outro ecrã?
Como vos tem corrido esta nova realidade presencial vs online?
