A associação Zero é uma das que constituem o projeto europeu Life AskReach. Esta semana foi-me apresentada uma app que este projeto está a desenvolver e que irá permitir identificar a presença de substâncias nocivas em produtos que utilizamos todos os dias.
Todos sofremos as consequências da utilização destes produtos e estamos conscientes disso mesmo. Achamos que é inevitável e que não queremos perder “qualidade de vida” e deixar de utilizar o que nos parece imprescindível. Mas quando se referem os bebés e os adolescentes a nossa perspetiva muda… Pois, estes são os grupos mais afetados. Estas substâncias são a maior parte das vezes cancerígenas e alojam-se no organismo, trazendo as consequências uns anos mais tarde.
Listo a seguir alguns produtos e respetivas substâncias perigosas.
- Vestuário impermeável – PFC – perfluorados e polifluorados.
- Brinquedos – PVC e bisfenol A
- Utensílios de cozinha de plástico – PVC e Bisfenol A
- Utensílios de cozinha com teflon – PTFE e PFOA – politetrafluoretileno e ácido perfluoro-octanoico
- Cosméticos – conservantes – parabenos, triclosan, ftalatos e fenoxietanol
- Produtos de limpeza, ambientadores, tintas e vernizes – COV – compostos orgânicos voláteis
Não precisamos de deixar de utilizar estes produtos mas devemos, sempre que possível, optar pelas opções mais sustentáveis e que utilizam componentes como algodão orgânico, vinagre, madeira, cerâmica, vidro, bambu, entre outros.
—————————————————/—————————————————-
Mais um fantástico exemplo que a Cristina nos apresenta!
