Proteção de Incêndios e a Engenharia Civil

por Susana Lucas
0 comentário

Hoje gostava de abordar o tema da Proteção de Incêndios e como a Engenharia Civil pode ajudar nesta prevenção.

Temos consciência que o nosso território tem uma dispersão de unidades urbanas, de pequena ou muito pequena dimensão, muito elevada. Contudo este tipo de unidades urbanas são usualmente desprovidas de planeamento e ordenamento do seu território. E usualmente é ai que surgem os maiores problemas nos incêndios.

Assim como gosto de contribuir de uma forma positiva, gostava de sistematizar algumas medidas que devem ser efetuadas aditivamente:

– Condicionar a vegetação arbórea com potencial carburante nos limites das unidades urbanas, bem como no seu interior;

– Efetuar as habitações com materiais de difícil combustão, por exemplo à base de terra ou pedra;

– Garantir arruamentos com material não carburante e nos limites das unidades urbanas e com largura adequada à circulação de viaturas “pesadas”;

– Criar zonas livres de construção, como praças para serem pontos de encontro;

– Existir recolha das águas pluviais em toda a área do aglomerado urbano e seu armazenamento;

– Linhas de água e reservas naturais de água, como o caso dos lagos, devem ser potenciadas e garantir a sua passagem pelo interior da unidade urbana.

Existem com toda a certeza outras medidas que podem ser desenvolvidas, por exemplo relacionadas com o tipo de floresta como da agricultura e povoamento dos locais, contudo não estão relacionadas diretamente com a Engenharia Civil.

Assim seria de toda a relevância que o nosso território nacional efetuasse uma reflexão e reação ao que tem acontecido de uma forma a garantir a salvaguarda das malhas urbanas existentes.

Em relação à floresta em si também não é da minha especialidade, contudo deixava uma reflexão de minha colega e amiga Piedade Roberto sobre o assunto: a indústria da floresta (sem os incêndios) contribui mais para o produto interno bruto que a Autoeuropa!

Fica o desafio para todos nós!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais