Redes Prediais Nova Legislação?

por Susana Lucas
0 comentário

Nos últimos anos, cerca de 9 anos, tenho lecionado Redes Prediais que há 2 anos passou a Instalações Técnicas Prediais. As componentes relacionadas com as especialidades de abastecimento (água fria e quente), drenagem (águas residuais e pluviais) e combate a incêndio tenho tido sempre em consideração o livro do Vítor Pedroso do LNEC.

Aliás desde que ele foi meu docente na católica, em 2001, mesmo nos projetos que efetuei ou efetuo, é sempre a minha base. Para mim considero que o livro é uma bíblia com manual de instruções para projeto destas especialidades. Tem mesmo exemplos de cálculo todos explicados. É caso disso as fotos acima, dado que se referem um dos últimos projetos que estive envolvida em 2016, onde se projetou a alteração de prumadas de abastecimento, água fria e água quente, de um hotel, dado a novas condições funcionais, minimizando os cortes do abastecimento e estando sempre o hotel em funcionamento. O apoio do técnico da manutenção (Sr. Manuel Feitinha) foi fulcral para o sucesso tanto do projeto como da obra.

Em termos de revisão da legislação em 2010 tive conhecimento, numa formação dada pela ANQIP – Associações Nacional da Qualidade de Instalações Prediais (Professor Silva Afonso) que existia uma nova norma europeia que devia ser passada para norma portuguesa em breve. Ai comecei a lecionar e avisar os alunos sobre o assunto.

Quando existiu a alteração do nome da unidade curricular e dado que se devia lecionar mais matéria em menos tempo (os ECTS diminuíram e consecutivamente a carga letiva) deixei de falar no assunto, pois talvez não viesse a ser transposta a dita norma europeia.

No início deste ano (2017) a ANQIP voltou a apresentar propostas de revisão, as quais comecei a lecionar aos alunos. Por curioso que possa parecer os antigos alunos que começam a carreira em projeto, é nesta área que dão os “primeiros passos”, aliás já têm vindo ter comigo para tirarem algumas dúvidas.

Por tudo isto gosto sempre de estar a par do que se perspetiva de forma a passar a informação mais atualizada possível. Mas será desta? Espero bem que sim!

 

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais