Existem por vezes palavras que ficam ligadas a conceitos que, no meu ver, não são os mais certos, como é o caso da palavra Resíduo.
É usualmente utilizado o conceito de Resíduo como algo no final do ciclo de utilização. Por isso temos as Águas Residuais, os Resíduos Sólidos Urbanos e outros tantos Resíduos.
Mas não estamos no final do ciclo de utilização, mas de Um ciclo, por isso seria bem melhor falarmos em Recursos.
Pois os Recursos podem ser utilizados de diversas formas e não precisam de estar na sua forma natural, ou que se encontra na natureza para ser utilizado, certo?
Na viagem que fiz à Índia (digo na, porque foi apenas uma… ainda, espero!) vi exemplos muito interessantes desta mudança de conceito de Resíduo para Recurso. Desde os Resíduos dos animais passarem a ser combustível, até os Resíduos Orgânicos serem logo utilizados no local como alimento para os animais.
Parece-me que por vezes este conceito vai ao extremo de queremos estes Resíduos bem longe e lá vão para os Aterros Sanitários, de preferência bem, bem longe!
Será que não podíamos ver que existe potencial como Recurso e que dado que foi produzido no nosso território, pertence ao nosso território por isso devemos e podemos o utilizar no nosso território? Fica a reflexão!
