SANISOLAR

por Susana Lucas
0 comentário

Na sequência da conversa com o Vitor Simões, hoje apresento um dos produtos da 3P que considero particularmente interessante, Sanisolar.

O sistema deve ser utilizado em todas as regiões rurais de clima quente em condições áridas ou semi-áridas. Para seu melhor funcionamento requer:

  • baixa humidade;
  • radiação solar intensa;
  • altas taxas de evaporação.

No momento de uso pelo utilizador, as fezes e a urina já são separadas automaticamente na zona de recolha, com seu desenho adaptado para esta finalidade. As fezes caem em um dos quatro recipientes instalados sobre uma plataforma giratória, localizada na parte inferior do vaso. Antes de sair da cabine, o utilizador deve acionando a alavanca, o que fará com que a plataforma gire e um recipiente vazio fique abaixo do vaso. As fezes nos recipientes secam rapidamente, graças à ação conjunta da radiação solar e do fluxo de ar direcional que passa pela câmara de secagem. Considerando o uso diário por 5 pessoas, o esvaziamento dos recipientes se fará necessário somente a cada 5 meses.

Esta tarefa pode ser executada com facilidade, segurança e de forma higiênica por uma só pessoa, sem necessidade de equipamentos especiais. O contacto com o resíduo seco e estabilizado não causa nenhum impacto negativo para o meio-ambiente.

A urina é conduzida para fora da cabina para uma unidade externa de secagem, onde se transforma num fertilizante concentrado e estabilizado. Este fertilizante o próprio usuário pode recolher com uma espátula em intervalos regulares.

O que pode ter diferenciador este sistema? 600 kg de fezes e urina que se convertem em 16 kg de resíduo seco e estabilizado e em cerca de 9 kg de fertilizante. Tudo isso sem uma gota de água, sem gasto de energia e sem outras despesas operacionais.

Considero que este sistema inovador com uma engenharia básica e eficaz pode contribuir para uma maior Sustentabilidade em diversas zonas do Mundo! Quem já conhecia?

Deixa um comentário

* Ao submeter este formulário, concordo com o armazenamento destes dados, para este efeito, por este website.

Artigos Relacionados

Este website utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação. Ok Ler Mais